Ecozoic - Associação de Jovens para o Ambiente e Direitos Humanos

No âmbito da organização de eventos, destacam-se as várias edições do Congresso 4US – que teve a sua estreia no ano de 2014. Estes congressos procuram abordar temáticas diversas e atuais – tendo as últimas edições apresentado, entre outros, um debate sobre Economia Circular, uma palestra que reforçava a importância da Matemática não só na Engenharia do Ambiente, mas também no quotidiano, workshops interativos e sessões de Networking – maioritariamente com antigos alunos do MIEA. 

Relativamente às ações de sensibilização, estas decorrem, muito frequentemente, em parceria com escolas básicas e secundárias, destacando-se as ações de sensibilização realizadas com os alunos da Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Fogueteiro, Seixal), do Colégio do Vale (Charneca da Caparica, Almada) e da Escola Básica de Azeitão – tendo a Ecozoic também estabelecido uma parceria com esta última escola, no âmbito do Projeto Eco-Escolas. 

Nos projetos de sensibilização, é ainda importante mencionar a parceria estabelecida entre a Ecozoic e a Amarsul – a empresa encarregue da valorização dos resíduos na Península de Setúbal. Desde 2017, a Ecozoic tem participado em diversas ações promovidas pela Amarsul – ações de sensibilização em praias, ações de sensibilização em festas populares e festivais de verão (incluindo o Festival Sol da Caparica, realizado todos os verões em Almada), entre outras. Com efeito, após as ações de sensibilização realizadas nas praias do distrito de Setúbal (em 2018 e 2019), a Amarsul criou a marca “Eco-praias”, pretendo realizar este tipo de ações todos os verões – se possível, sempre com a parceria da Ecozoic. 

Finalmente, os projetos de cariz mais técnico abraçados pela Ecozoic são as auditorias ambientais realizadas. Estas auditorias são efetuadas a festivais de verão – como o Sol da Caparica ou o Festival Sintonias, em Castelo Branco –, tendo, também, já sido realizada uma auditoria à Residência Universitária Fraústo da Silva (RUFS), em 

Parceria com o SAS NOVA. Nestas auditorias, a Ecozoic procura sempre elaborar um conjunto de medidas palpáveis que permitam às organizações melhorar substancialmente o seu desempenho em anos futuros.

Com já 9 anos de história, a Ecozoic pretende continuar (e melhorar!) o bom trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, procurando também cativar um maior número de estudantes mais jovens, para que possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido por esta júnior empresa.

Gab. 430A – Edifício Departamental – Campus de Caparica Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa 

Orgãos Sociais

Direção

A Direção é o órgão executivo da Assembleia, e é constituída por um Presidente, um Vice-Presidente, um Tesoureiro, um Secretário e um Vogal. Tem a função de fazer a gestão corrente da Associação, dos seus fundos e dos seus projetos, bem como gerir as equipas de trabalho, sempre de acordo com o Regulamento Interno e os Estatutos. 

Leandro Alvernaz

Presidente

André Graça

Vice-Presidente

Filipa Pacheco

Vogal

David Fernandes

Tesoureiro

Viviana Matos

Secretária
Assembleia

A Assembleia Geral é constituida por todos os sócios efetivos. Em Assembleia são tomadas decisões que afetam toda a Ecozoic, como as alterações aos Estatutos ou ao Regulamento Interno. É tambem em Assembleia Geral que se elegem os corpos gerentes. A Mesa da Assembleia é constituida pelo Presidente e por dois Secretários que convocam e conduzem os trabalhos.

Mariana Filipe

Presidente

António Carneiro

Secretário

Inês Wilson

Secretária

Inês Wilson

Secretária

Mariana Filipe

Presidente

António Carneiro

Secretário
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal e constituido por um Presidente e dois Vogais e tem como função fiscalizar as contas do direção e aprovar o relatório de contas anual.

Inês Dias

Presidente

Cláudio Trilho

Secretário

Diana Alves

Secretária

Diana Alves

Secretária

Inês Dias

Presidente

Cláudio Trilho

Secretário